Trump usou o Brasil contra a Venezuela?


Trump traçou um plano contra a Venezuela e o Brasil está executando à risca.

O que aconteceu com a Venezuela? Todos Sabíamos que a Venezuela, "País Comunista", já vinha mal das pernas mas o que aconteceu entre isso e a "Fome Venezuelana" para que os EUA queira intervir?


Antes da Crise Econômica da Venezuela

Voltemos ao passado, a Venezuela era comandada por Hugo Chávez, Presidente de traços Ditatoriais muito amado por seu povo.
O petróleo é a maior fonte de renda da Venezuela, a "Petróleos da Venezuela (PDVSA)" e a Petrolífera com as maiores reservas de petróleo do mundo e foi catalogada como a segunda petrolífera mais poderosa chegando à 3,1 bilhões de barris.
O erro da Venezuela foi ignorar, durante anos, investimentos em agropecuária e industria e focar apenas no petróleo chegando a 96% de suas exportações ao ano.
Então ficou assim: A Venezuela dedicava todas as suas forças a exportação de petróleo, com o dinheiro que arrecadava importava tudo o que seu povo precisava, desde papel higiênico, sabonete e creme dental à carne, frango e frutas.
Quando as importações chegavam o governo Bolivariano ainda subsidiava o preço dos itens vendendo alguns deles ate mesmo mais barato do que o preço de custo deixando assim o povo venezuelano feliz e contente graças ao "comunismo" que "tudo" o que ganhava dividia ao povo.

O inicio da crise

Em 2014, devido a diversos fatores, entre eles crise econômica mundial, a recusa de países sauditas a "pactos de desaceleração de produção petrolífera, a desaceleração da economia chinesa, entre outros, o preço do petróleo caiu absurdamente, como o ele é um commodities ele não pode ser vendido ao preço que um país bem quiser, ele deve ser vendido a um preço pre-estabelecido pelo mercado internacional, o que gerou uma crise na economia Venezuelana.
Com a economia da Venezuela indo mal o país já não podia mais subsidiar suas importações e a inflação tomou conta do pais.
É isso que acontece com um país comunista, eles não incentivam a industria e a economia porque acreditam que só precisam do "básico" para sobreviver. agora sem a força das industrias e do comercio não há da onde vir o dinheiro e portanto a pobreza e a falta de itens "básicos" começam a tomar conta do país.

O inicio da "Ditadura"

Na verdade o sistema da Venezuela sempre foi "meio" ditatorial, porem o povo aceitava assim, pois viviam bem, na hora que o "calo" apertou o povo pressionou o governo e o governo que não estava acostumado a pressões mostrou sua verdadeira face.
Com a Morte de Hugo Chávez e a ascensão de Nicolás Maduro, a pressão de intensificou pois "Maduro" não era amado pelo como como Chávez mas como ele não queria deixar o poder começou a manipular as engrenagens a seu favor como fechar o congresso, perseguir a oposição, antecipar e manipular as eleições, etc.

O interesse dos EUA 

As colonias Americanas não são a maior potencia econômica e militar do mundo atoa, e o interesse deles pela Venezuela, com certeza não é "humanitária".
É nítido que os olhos dos EUA estão em cima do petróleo chavista, e a "deixa" para o seu envolvimento foi a auto proclamação do opositor politico Juan Guaidó a presidência interina da Venezuela até uma nova constituição. 
Se os norte-americanos ajudarem Juan Guaidó a tomar o poder e transformar a Venezuela em um país capitalista o mundo seria beneficiado com isso mas os EUA seriam os "mais" beneficiados. 

E se os EUA ajudar o povo venezuelano?

A Venezuela, hoje, é um país comunista, aliançada e "protegida" por países de mesma linha ideológica como, Rússia, Coreia do Norte, Turquia China. Se os EUA ajudar Juan Guaidó a tomar o poder e criar uma nova constituição pode ser que consiga influenciar essa linha  politica e torcer ela para o lado capitalista ganhando assim mais um aliado para seus interesses mundiais e ao mesmo tempo enfraquecendo o comunismo da Rússia no mundo.
Além disso há grandes empresas "americanas" só esperando, para poder entrar na Venezuela e aumentar ainda mais seus lucros, tais como Mc'Donalds, Aplle, Amazon, Industrias de ferro e aço.entre outras
Alem disso o investimento nas riquezas naturais, na expansão da tecnologia, a área da saúde que é muito lucrativa e a menina dos olhos dos EUA, o petróleo.

E o Brasil, onde entra nisso?

É evidente que, os EUA não podem enviar militares para as fronteiras da Venezuela, nem tão pouco ajuda humanitária via aérea para dentro do país, isso seria visto com maus olhos pela comunidade internacional. E é ai que o Brasil entra. 
É nítido o interesse do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, em se aproximar dos EUA, e os americanos sabendo disso acaba usando o Brasil em seus "interesses mútuos".
Veja, por qual motivo o Brasil envia apenas 3 caminhões de mantimentos para a Venezuela? 3 caminhões não dá nem pra um bairro, imagina para um país faminto e desesperado.
Obvio que eles sabiam que a entrega de ajuda seria barrada, e melhor, foi até queimada, ótimo pretexto para mostrar ao mundo que o Presidente Maduro prefere deixar milhões de seu povo passar fome do que aceitar doações de "comida" que vem de fora. O que a comunidade mundial vai pensar agora? "Não podemos deixar milhões morrer de fome por causa de um louco.
E a maravilhosa internet faz o trabalho pesado, videos como o de filas intermináveis de crianças em escolas tirando foto com um único prato de comida e não podendo comer e caminhões do exercito Venezuelano atropelando seu própio povo são os mais vistos da internet, entre outros que surgem toda hora.

O que vem agora?

  • O grupo de Lima (grupo criado em 2017 de países que se uniram para resolver o problema da Venezuela entre eles o Brasil) já a sancionaram com medidas mais duras;
  • É importante receber um posicionamento da ONU condenando os atos de maduro o que até a edição desse post não aconteceu;
  • O reconhecimento de Juan Guaidó como Presidente também tem um peso muito importante na ajuda contra Maduro, e a cada dia mais países o tem feito;
  • A deserção de militares venezuelanos, a unica coisa que ainda mantem Maduro no poder é o seu exercito, e a deserção deles é a forma mais indolor para sua queda;
  • O fechamento da fronteira por parte da Venezuela está sitiando a si próprio e chegará um momento,simplesmente, inviável de subsistência onde não haverá comida, remédios e dinheiro, nem para a elite, nem para os militares, e muito menos para o povo.

E se Nicolás Maduro não ceder?

É bem improvável que isso aconteça mas como tem "louco" pra tudo os EUA e a America Latina já estão preparados para isso.
Uma boa forma de se destacar perante a comunidade internacional é mostrando seu poder, tanto militar como econômico, e a unica forma de fazer isso hoje é ajudando os países mais pobres e necessitados já que não se pode mais declarar guerras deliberadamente. O Brasil mesmo com o PT no poder já fazia isso, nos fomos o país que mais enviou soldados para ajudar o Haití com a ONU. Os EUA adoram mostrar o seu poder também,(foi assim que se tornaram uma potencia) porem deve ir com muito cuidado, pois é um país muito grande contra um muito pequeno, sem contar que a Rússia está na cola dele sempre indo contra seus interesses.
Então provavelmente os países de fronteira com a Venezuela como Brasil, Colômbia, etc, iniciarão uma incursão para derrubar o poder de Maduro.

Quer saber como seria? logo mais colocarei aqui no blog uma possível intervenção militar brasileira contra a Venezuela







Comentários