Matérias e assuntos para estudo Barro Branco 2019/2020
Se você pretende estudar para o concurso do Barro Branco sabe que é necessário um bom planejamento. A prova é difícil e a matéria a ser estudada, extensa, portanto estarei colocando aqui os assuntos que são cobrados normalmente nas provas do Barro Branco.
Inclusive se você for estudar sem o auxilio de um cursinho que já te dá tudo mastigadinho é de extrema importância que você utilize essas ferramentas ao seu favor.
Dica de estudo: Muitos professores estão tentando ganhar a vida vendendo cursos avulsos pela internet e isso é muito bom pois eles fornecem aulas variadas e de qualidade no youtube, se você está estudando por um tipo de material e não entendeu a explicação do professor basta pesquisar sobre o assunto no Youtube e verá outras dúzias de professores explicando de formas diferentes a mesma coisa, o que ajuda no intendimento e na assimilação do conteúdo.
Outra coisa, não estude tudo linearmente, isso mesmo, não estude tudo igual, a prova não vai cobrar todos os assuntos da mesma forma, ela dá mais atenção para determinados assuntos e menos para outros, não vá estudar Revolução Francesa da mesma forma que Aquecimento Global por exemplo.
Futuramente colocarei aqui no blog as estatísticas dos assuntos mais cobrados na prova.
Aqui vai os assuntos, normalmente, cobrados na prova do Barro Branco:
História (+/- 8 Questões)
Como está no edital
ANTIGUIDADE. Os povos do Oriente Próximo e suas organizações políticas. As cidades-estados da Grécia. Formação, desenvolvimento e declínio do Império Romano do Ocidente. A vida socioeconômica e religiosa dos mesopotâmicos, egípcios, fenícios e hebreus. O legado cultural dos gregos e dos romanos.
O que estudar:
- Fundamentos da História : Tempo, Memória e Cultura
- Pré-História ou História Não-Escrita
- Antiguidade Oriental (Egípcios, Mesopotâmicos, Persas, Indianos e Chineses)
- Antiguidade Ocidental (Gregos, Romanos e Macedônios)
Como está no edital:
MUNDO MEDIEVAL. Formação e desenvolvimento do sistema feudal. A organização política feudal; os reinos cristãos da Península Ibérica. O crescimento comercial-urbano e a desagregação do feudalismo. A Civilização Muçulmana. O legado cultural do Mundo Medieval. A Civilização Bizantina.
O que estudar:
- Medievalidade Europeia
- Mundo Árabe : de Maomé ao Império
- Bizantinos: encontro do ocidente com o oriente
Como está no edital:
MUNDO MODERNO. A Renascença: a Reforma e a Contrarreforma. A expansão marítimo-comercial e o processo de colonização da América, África e Ásia. Formação e evolução das monarquias nacionais; as revoluções burguesas do século XVII; Iluminismo e Despotismo. A política econômica mercantilista; a crise do sistema colonial e a independência no continente americano.
O que estudar:
- Renascimento Científico, Artístico e Cultural
- Movimentos de Reforma Religiosa: protestantes e católicos
- Expansão Comercial a Marítima: a busca de novos mundos
- Mercantilismo e a economia de Estados
- Ocupação de novos territórios: Colonialismo
- Construção do Estado Liberal: Independência das Treze Colônias (EUA)
- A estruturação do Estado norte-americano : território, cidadania e política
Como está no edital
MUNDO CONTEMPORÂNEO. A Revolução Francesa; o período napoleônico; os movimentos de independência das Colônias Latino-Americanas; o ideal europeu de unificação nacional. A Revolução Industrial; a expansão e o universo capitalista; o apogeu da hegemonia europeia. A corrida imperialista; a Primeira Guerra Mundial; a Revolução Russa de 1917 e a formação da URSS. O período Entre Guerras; as democracias liberais e os regimes totalitários. A Segunda Guerra Mundial; a descolonização afro-asiática; a Guerra Fria; a estrutura de espoliação da América Latina. A fase do Pós-Guerra; os oprimidos do Terceiro Mundo; as grandes linhas do desenvolvimento científico e tecnológico do século XX. O petróleo, o Oriente Médio e as lutas religiosas.
O que estudar:
- Construção do Estado Liberal: Revolução Francesa
- Construção do Estado Liberal: Independência das colônias latino-americanas
- Revoluções Liberais na Europa : Ondas de 1820, 1830 e 1848
- Revolução Industrial
- Imperialismo e Colonialismo do século XIX
- Primeira Guerra Mundial
- Período Entre-Guerras: Revolução Russa de 1917
- Período Entre-Guerras; Crise de 1929 e seus desdobramentos
- Período Entre-Guerras: Totalitarismos
- Segunda Grande Guerra – 1939-1945
- Guerra Fria e seus desdobramentos
- Questões no Oriente Médio do pós guerra
- Descolonização Afro-asiática : novos Estados, nova arena internacional
- Revolução Chinesa
- Questões Internacionais: história do tempo presente
- Demandas políticas e sociais no mundo atual
Como está no edital:
BRASIL COLÔNIA. A expansão marítima portuguesa e o descobrimento do Brasil; o reconhecimento geográfico e a exploração do pau-brasil; a ameaça externa e os primórdios da colonização. A organização político-administrativa; a expansão territorial; os tratados de limites. A agricultura de exportação como solução; a presença holandesa; a interiorização da colonização; a mineração e a economia colonial. A sociedade colonial; os indígenas e a reação à conquista; as lutas dos negros; os movimentos nativistas. A arte e a literatura da fase colonial; a ação missionária e a educação. BRASIL IMPÉRIO. A crise do antigo sistema colonial e o processo de emancipação política do Brasil; o reconhecimento internacional. O processo político no Primeiro Reinado; as rebeliões provinciais; a abdicação de D. Pedro I. O centralismo político e os conflitos sociais do Período Regencial; a evolução político-administrativa do Segundo Reinado; a política externa e os conflitos latinoamericanos do século XIX. A sociedade brasileira da fase imperial, o surto do café, as transformações econômicas, a imigração, a abolição da escravidão, as questões religiosa e militar. As manifestações culturais; as ciências, as artes e a literatura no período imperial. BRASIL REPÚBLICA. A crise do sistema monárquico imperial e a solução republicana; a Constituição de 1891. A Primeira República (1889-1930) e sua evolução político-administrativa; as dissidências oligárquicas e a Revolução de a vida econômica e os movimentos sociais no campo e nas cidades. A Segunda República e sua trajetória político-institucional; do Estado Novo ao golpe militar de 1964 a curta experiência parlamentarista; as Constituições de 1946, 1967 e 1988 e As transformações socioeconômicas ao longo dos cem anos de vida republicana; o café e o processo de industrialização; as crises e as lutas operárias; o processo de internacionalização da economia brasileira e o endividamento externo. Aspectos do desenvolvimento cultural e científico do Brasil no século XX. A globalização e as questões ambientais.
O que estudar:
- História do Brasil
- História da América Latina
Filosofia (+/- 5 Questões)
Como está no edital:
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA: História da Filosofia: instrumentos de pesquisa. Introdução à Filosofia da Ciência. Introdução à Filosofia da Cultura. Introdução à Filosofia da Arte. O intelecto: empirismo e criticismo. Democracia e justiça. Os direitos humanos. IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA PARA A CIDADANIA: O homem como um ser da natureza. A concepção platônica da desigualdade. A desigualdade segundo Rousseau. FILOSOFIA E EDUCAÇÃO: O eu racional: introdução ao sujeito ético. Introdução à bioética. A técnica.
O que estudar:
- O que é a Filosofia
- Conceitos Filosóficos
- O Sujeito Moderno
- A Política
- Bioética
Sociologia (+/- 5 Questões)
O CANDIDATO NA SOCIEDADE E A SOCIOLOGIA. Como pensar diferentes realidades. O homem como ser social. O QUE PERMITE AO CANDIDATO VIVER EM SOCIEDADE? A inserção em grupos sociais: família, escola, vizinhança, trabalho. Relações e interações sociais. Socialização. O QUE NOS UNE COMO HUMANOS? O QUE NOS DIFERENCIA? O que nos diferencia como humanos. Conteúdos simbólicos da vida humana: cultura. Características da cultura. A humanidade na diferença. O QUE NOS DESIGUALA COMO HUMANOS? Etnias. Classes sociais. Gênero. Geração. DE ONDE VEM A DIVERSIDADE SOCIAL BRASILEIRA? A população brasileira: diversidade nacional e regional. O estrangeiro do ponto de vista sociológico. A formação da diversidade: Migração, emigração e imigração. Aculturação e assimilação. QUAL A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO NA VIDA SOCIAL BRASILEIRA? O trabalho como mediação. Divisão social do trabalho: Divisão sexual e etária do trabalho. Divisão manufatureira do trabalho. Processo de trabalho e relações de trabalho. Transformações no mundo do trabalho. Emprego e desemprego na atualidade. O CANDIDATO EM MEIO AOS SIGNIFICADOS DA VIOLÊNCIA NO BRASIL. Violências simbólicas, físicas e psicológicas. Diferentes formas de violência: doméstica, sexual e na escola. Razões para a violência. O QUE É CIDADANIA? O significado de ser cidadão ontem e hoje. Direitos civis, direitos políticos, direitos sociais e direitos humanos. A Constituição Brasileira e a Constituição Paulista. A expansão da cidadania para grupos especiais: Crianças e adolescentes, idosos e mulheres. QUAL É A ORGANIZAÇÃO POLÍTICA DO ESTADO BRASILEIRO? Estado e governo. Sistemas de governo. Organização dos poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. O QUE É NÃO CIDADANIA? Desumanização e coisificação do outro. Reprodução da violência e da desigualdade social.
O que estudar:
- Relação entre Indivíduo e Sociedade
- O processo de socialização
- Cultura e sociedade
- Política, poder e Estado
- Mundo do trabalho
- Cidadania e movimentos sociais
- Meio ambiente e sociedade
- As cidades e os espaços urbanos
- Estratificação e desigualdade social
Geografia (+/- 8 Questões)
Como está no edital:
A RELAÇÃO SOCIEDADE-NATUREZA. Os mecanismos da natureza. Os recursos naturais e a sobrevivência do homem. As desigualdades na distribuição e na apropriação dos recursos naturais no mundo. O uso dos recursos naturais e a preservação do meio ambiente.
O que estudar:
- Meio ambiente
- Geografia Econômica
- Globalização
Como está no edital:
ESTRUTURAÇÃO ECONÔMICA, SOCIAL E POLÍTICA DO ESPAÇO MUNDIAL. Capitalismo, industrialização e transnacionalização do capital. Economias industriais e não industriais: articulação e desigualdades. As transformações na relação cidade-campo. Industrialização e desenvolvimento tecnológico: dominação/subordinação político-econômica. O papel do Estado e as organizações político-econômicas na produção do espaço. Fundamentos econômicos, sociais e políticos da mobilidade espacial e do crescimento demográfico. A divisão internacional e territorial do trabalho. O fim da Guerra Fria. A desagregação da URSS. A nova ordem econômica mundial.
O que estudar:
- Industrialização
- Revolução Industrial
- Guerra Fria e seus desdobramentos
Como está no edital:
O PROCESSO DE OCUPAÇÃO E PRODUÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO. A formação territorial do Brasil e sua relação com a natureza. O processo de industrialização brasileira e a internacionalização do capital. Urbanização, metropolização e qualidade de vida. Estrutura e produção agrária e impactos ambientais. População: crescimento, estrutura e migrações, condições de vida e de trabalho. O papel do Estado e as políticas territoriais. A regionalização do Brasil: desenvolvimento desigual e combinado.
O que estudar:
- Produção e consumo no Brasil
- Agricultura brasileira
- População brasileira
- Urbanização brasileira
- Indústria brasileira
Língua Portuguesa (+/- 34 Questões)
Como está no edital:
NORMA ORTOGRÁFICA. MORFOSSINTAXE. Classes de palavras. Processos de derivação. Processos de flexão verbal e nominal. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Coordenação e subordinação. COLOCAÇÃO DAS PALAVRAS. CRASE. PONTUAÇÃO. LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO. ORGANIZAÇÃO TEXTUAL. Mecanismos de Coesão e Coerência. FIGURAS DE LINGUAGEM. SIGNIFICAÇÃO DAS PALAVRAS.
O que estudar:
- Ortografia
- Morfologia
- Morfologia - Verbos
- Sintaxe
- Pontuação
- Crase
- Interpretação de Textos
Como está no edital:
LITERATURA BRASILEIRA: desde as origens até a atualidade. LITERATURA PORTUGUESA: desde as origens até o Primeiro Modernismo (século XX).
O que estudar:
- Versificação
- Quinhentismo
- Barroco
- Arcadismo
- Romantismo
- Realismo
- Naturalismo
- Parnasianismo
- Simbolismo
- Vanguardas Europeias
- Modernismo
- Modernismo: Concretismo
- Modernismo: Tendências contemporâneas
Matemática (+/- 10 Questões)
Como está no edital:
CONJUNTOS NUMÉRICOS. Números naturais e números inteiros: indução finita, divisibilidade, máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum, decomposição em fatores primos. Números racionais e noção elementar de números reais: operações e propriedades, ordem, valor absoluto, desigualdades. Números complexos: representação e operações nas formas algébrica e trigonométrica, raízes da unidade. Sequências: noção de sequência, progressões aritmética e geométrica, noção de limite de uma sequência, soma da série geométrica, representação decimal de um número real. Grandezas direta e inversamente proporcionais. Porcentagem; juros simples e compostos.
O que estudar:
- Diagramas de Venn (Conjuntos)
- Aritmética e Problemas
- Progressões
Como está no edital:
POLINÔMIOS. Polinômios: conceito, grau e propriedades fundamentais. Operações com polinômios, divisão de um polimônio por um binômio da forma x-a, divisão de um polinômio por outro polinômio de grau menor ou igual.
O que estudar:
- Álgebra Linear
Como está no edital:
EQUAÇÕES ALGÉBRICAS. Equações algébricas: definição, conceito de raiz, multiplicidade de raízes, enunciado do Teorema Fundamental da Álgebra. Relações entre coeficientes e raízes. Pesquisa de raízes múltiplas. Raízes: racionais, reais e complexas.
O que estudar:
- Álgebra Linear - Equações Lineares, Espaço Vetorial e Transformações Lineares e Matrizes
Como está no edital:
ANÁLISE COMBINATÓRIA E PROBABILIDADE. Princípio fundamental de contagem. Arranjos, permutações e combinações simples. Binômio de Newton. Eventos. Conjunto universo. Conceituação de probabilidade. Eventos mutuamente exclusivos. Probabilidade da união e da intersecção de dois ou mais eventos. Probabilidade condicional. Eventos independentes.
O que estudar:
- Análise Combinatória
Como está no edital:
NOÇÕES BÁSICAS DE ESTATÍSTICA Representação gráfica (barras, segmentos, setores, histogramas). Medidas de tendência central (média, mediana e moda).
O que estudar:
- Conhecimentos de estatística
Como está no edital:
GEOMETRIA ANALÍTICA. Coordenadas cartesianas na reta e no plano. Distância entre dois pontos. Equação da reta: formas reduzida, geral e segmentária; coeficiente angular. Intersecção de retas, retas paralelas e perpendiculares. Feixe de retas. Distância de um ponto a uma reta. Área de um triângulo. Equação da circunferência; tangentes a uma circunferência; intersecção de uma reta a uma circunferência. Elipse, hipérbole e parábola: equações reduzidas.
O que estudar:
- Geometria Analítica
Como está no edital:
MATRIZES, DETERMINANTES E SISTEMAS LINEARES. Matrizes: operações, matriz inversa. Sistemas lineares. Matriz associada a um sistema. Resolução e discussão de um sistema linear. Determinante de uma matriz quadrada: propriedades e aplicações, regras de Cramer.
O que estudar:
- Matrizes
- Determinantes
- Sistemas Lineares
Como está no edital:
FUNÇÕES. Gráficos de funções injetoras, sobrejetoras e bijetoras; função composta; função inversa. Função e função quadrática. Função exponencial e função logarítmica. Teoria dos logaritmos; uso de logaritmos em cálculos. Equações e inequações: lineares, quadráticas, exponenciais e logarítmicas.
TRIGONOMETRIA. Arcos e ângulos: medidas, relações entre arcos. Razões trigonométricas: Cálculo dos valores em e Resolução de triângulos retângulos. Resolução de triângulos quaisquer: lei dos senos e lei dos cossenos. Funções trigonométricas: periodicidade, gráficos, simetrias. Fórmulas de adição, subtração, duplicação e bissecção de arcos. Transformações de somas de funções trigonométricas em produtos. Equações e inequações trigonométricas.
GEOMETRIA PLANA. Figuras geométricas simples: reta, semirreta, segmento, ângulo plano, polígonos planos, circunferência e círculo. Congruência de figuras planas. Semelhança de triângulos. Relações métricas nos triângulos, polígonos regulares e círculos. Áreas de polígonos, círculos, coroa e sector circular.
GEOMETRIA ESPACIAL. Retas e planos no espaço. Paralelismo e perpendicularismo. Ângulos diedros e ângulos poliédricos. Poliedros: poliedros regulares. Prismas, pirâmides e respectivos troncos. Cálculo de áreas e volumes. Cilindro, cone e esfera: cálculo de áreas e volumes.
O que estudar:
- Funções
- Trigonometria
- Geometria
- Geometria Plana
- Geometria Espacial
Noções de Administração Pública (+/- 5 Questões)
Como está no edital:
CONSTITUIÇÃO FEDERAL. Título II – Dos Direitos e Garantias Fundamentais: Capítulo II – Dos Direitos Sociais; Título III – Da Organização do Estado: Capítulo VII – Da Administração Pública: Seção II – Dos Servidores Públicos; Seção III – Dos Militares dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios.
O que estudar:
- Teoria dos Direitos Fundamentais
- Direitos Sociais
- Organização Político-Administrativa do Estado
- Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos
Como está no edital:
CONSTITUIÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Título I – Dos Fundamentos do Estado. Título II – Da Organização e Poderes: Capítulo I – Disposições Preliminares; e Capítulo III – Do Poder Executivo. Título III – Da Organização do Estado: Capítulo I – Da Administração Pública: Seção I – Disposições Gerais: artigos 111 a 114, e 115 “caput” e incisos I a X, XVIII, XIX, XXIV, XXVI e XXVII; Capítulo II – Dos Servidores Públicos do Estado: Seção I – Dos Servidores Públicos Civis: artigo 124 “caput”, e artigos 125 a 137; Seção II – Dos Servidores Públicos Militares; Capítulo III – Da Segurança Pública: Seção I – Disposições Gerais; Seção III – Da Polícia Militar. 2.4. Título VII – Da Ordem Social: Capítulo III – Da Educação, da Cultura e dos Esportes e Lazer: Seção I – Da Educação: artigos 237 a 249 e 251 a 258; Capítulo VII – Da Proteção Especial: Seção I – Da Família, da Criança, do Adolescente, do Jovem, do Idoso e dos Portadores de Deficiência. Título VIII – Disposições Constitucionais Gerais: Artigos 284 a 291. 3. LEI Nº 10.261, de 28 de outubro de 1968 – Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado. LEI Nº 10.177, de 30 de dezembro de 1998 – Regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Estadual. LEI COMPLEMENTAR Nº 893, de 09 de março de 2001 – Institui o Regulamento Disciplinar da Polícia Militar – RDPM. LEI COMPLEMENTAR Nº 1.080, de 17 de dezembro de 2008 – Institui Plano Geral de Cargos, Vencimentos e Salários para os servidores das classes que especifica. Capítulo I – Disposição Preliminar. Capítulo II – Do Plano Geral de Cargos, Vencimentos e Salários: Seção I – Disposições Gerais; Seção II – Do Ingresso; Seção III – Do Estágio Probatório; Seção IV – Da Jornada de Trabalho, dos Vencimentos e das Vantagens Pecuniárias; Seção VII – Da Progressão; Seção VIII – Da Promoção; Seção IX – Da Substituição. Capítulo IV – Disposições Finais: artigos 54 a 56. LEI FEDERAL Nº 12.527, de 18 de novembro de 2011 – Lei de Acesso à Informação; Decreto n° 58.052, de 16 de maio de 2012.
O que estudar:
Ler somente esses artigos da lei, não precisa ler a lei toda, futuramente montarei uma apostila com os artigos certinho.
Noções Básicas de Informática (+/- 5 Questões)
Como está no edital:
MS-Windows 10: conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interação com o conjunto de aplicativos MS-Office 2010. MS-Word 2010: estrutura básica dos documentos, edição e formatação de textos, cabeçalhos, parágrafos, fontes, colunas, marcadores simbólicos e numéricos, tabelas, impressão, controle de quebras e numeração de páginas, legendas, índices, inserção de objetos, campos predefinidos, caixas de texto. MS-Excel 2010: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão, inserção de objetos, campos predefinidos, controle de quebras e numeração de páginas, obtenção de dados externos, classificação de dados. MS-PowerPoint 2010: estrutura básica das apresentações, conceitos de slides, anotações, régua, guias, cabeçalhos e rodapés, noções de edição e formatação de apresentações, inserção de objetos, numeração de páginas, botões de ação, animação e transição entre slides. Correio Eletrônico: uso de correio eletrônico, preparo e envio de mensagens, anexação de arquivos. Internet: Navegação na Internet, conceitos de URL, links, sites, busca e impressão de páginas.
O que estudar:
- Windows 10
- Windows Explorer - conceitos de organização de pastas e arquivos
- Microsoft Word 2010
- Microsoft Excel 2010
- Microsoft PowerPoint 2010
- Correio Eletrônico (cliente de e-mail e webmail)
- Navegadores (Browser)
Bom dia;
ResponderExcluirReferente a "Futuramente colocarei aqui no blog as estatísticas dos assuntos mais cobrados na prova."
Foi feita esta analise, desde já muito obrigado;
olá,Física biologia e química não tem?
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