Como devo agir em uma abordagem policial?



Dicas Incríveis para você sair "aplaudido" pelos policiais em uma abordagem (mesmo estando errado)

A  a taxa de crimes aumentando o volume de pessoas na cidade aumentando taxa de letalidade dos policiais aumentando, muita gente não sabe procedimentos simples que facilitarão muito uma abordagem, ao ponto de sairmos dela "elogiados" pelos próprios policiais.


É extremamente comum sermos abordados por um policial, estatísticas mostram que quem mora em uma região urbana já foi ou será abordado pelo menos uma vez em sua vida.

Você já deve ter reparado mais as abordagens policiais estão se tornando cada vez mais presentes no nosso dia a dia, isso acontece devido a diversos fatores mais entre eles os principais são álcool e direção e consumo de drogas. 

Em meio a um setor defasado e sucateado como o da segurança pública no Brasil, a polícia, muitas da vezes, não tem estrutura, apoio e equipamentos para lutar contra o trafico de drogas nas cidades, com isso a alternativa é ir para cima dos usuários pois sem demanda não tem oferta, sem usuários de drogas não há vendedores de drogas. 
Então a estratégia está mudando, pelo menos por enquanto, ao invés da policia ir no vendedor de drogas ela vai na rota dos compradores e pega eles, se ela pega o vendedor no outro dia tem outro e na delegacia tem mais um e na penitenciaria tem mais um e assim vai, porem se a polícia for em cima dos compradores, a venda é enforcada e força o ponto de droga a ser fechado evitando prisões, investigações, papelada e até mesmo o risco de vidas.

Também temos os motoristas que dirigem com álcool no sangue, muitas pessoas implicam com esse caso porem o numero de mortes por acidente devido ao álcool tem aumentado vertiginosamente.

Mas afinal como devemos proceder em uma abordagem para que termine tudo bem?


As abordagem se distinguem pelo seu objetivo, as principais são:

  1. Lei seca: busca de álcool nos motoristas em direção de um veículo;
  2. Busca de drogas e armas ilegais;
  3. Educação de transito, busca averiguar a condição do veiculo e documentação como também do condutor 
  4. Busca de veículo ou pessoas em características semelhantes a da situação em questão
  5. Busca de ilegalidades em geral para minimizar o alto índice de criminalidade em uma determinada região

Antes de prosseguir:
  • Primeiro, vamos avaliar o que o policial está pensando no momento da abordagem;
  • Segundo, vamos ver o que o policial espera que façamos ao ser abordado por ele;
  • Terceiro, como devemos agir perante a lei;
  • Quanto, nossos deveres;
  • Quinto nossos direitos.

Lei Seca e educação de transito


A "blitz" da lei seca visa suprimir a prática de beber bebidas alcoólicas e dirigir com este álcool no sangue.
A lei que segue de parâmetro  Lei 11.705/08 é comprovadamente aplicável e baseada em estatísticas e inspirada em países que já tiveram sucesso com ela então nem adianta falar que é besteira ou que é muito rígida.





Como vai ser:
Normalmente uma estrutura operacional/logística é montada em lugares estratégicos com alto índice de acidentes relacionados acontecem ou onde se concentra alta distribuição de produtos com álcool.
Essa estrutura conta com no minimo uma viatura para conduzir um possível criminoso dois policiais um para aplicar o teste outro para fazer a segurança. 
Normalmente operações maiores contam com um comando completo, contendo um comandante oficial, triagem inicial, vagas para aplicação de multa, sinalização, equipamentos de teste "bafômetros" guinchos a pronto emprego, equipe de segurança, carros batedores para possíveis evasões entre outros.

Com quem você estará lidando:
Normalmente o perfil do policial ou policiais da triagem é um policial novo e bem aparentado, ele precisa tem muita paciência e atenção pois não pode ser levado pelas confusões que os motoristas alcoolizados causam, e precisa sem muito educado, polido e profissional pois lida com todo tipo de pessoa, desde pessoas simples até pessoas com poder politico ou jurídico elevado. 
Esse ou esses policias são assessorados por um policial mais velho, normalmente um sargento com anos de experiencia para auxiliar nas mais diversas questões que costumam aparecer.
O mesmo acontece com os outros setores como o da aplicação de multas e o da segurança.

O que o policial está pensando?:
O policial está sob pressão ele não sabe o que vem pela frente, pode ser uma pessoa pal intencionada ou até mesmo armada, pronta para matar, portanto sua tensão está elevada.

O policial já espera uma conduta evasiva, normalmente as pessoas já sabem que estão erradas e farão de tudo para tentar convencer o policial.

O que o policial espera de mim?
  • Se o policial tiver "suspeita" de álcool no seu sangue ou qualquer outro tipo de suspeita, que vai desde drogas, armas, antecedentes, atitudes, qualquer coisa, ele te encaminhará para as vagas de multas para uma inspeção mais minuciosa. Tenha calma, ser conduzido para as vagas não quer dizer que você está errado, quer dizer apenas que você apresentou uma atitude suspeita com base nas estatísticas policiais.
  • Também tem o caso muito comum, as vagas não podem ficar muito vazias, isso significa muitos policiais ociosos e números de resultado baixos e não condizentes com o custo da operação, portanto quando houver varias vagas vazias o policial da triagem enviará, aleatóriamente carros para lá, apenas para preencher as vagas, então não se preocupe se você for conduzido para lá.
  • Se você estiver errado, não haverá desculpa alguma nem nada a se fazer, o policial é "obrigado" a autua-lo, sob pena de punição disciplinar caso não o faça, então todas as suas contestações quanto as autuações dos policiais devem ser feitas administrativamente frente ao Detran ou, posteriormente, judicialmente.

Nossas Obrigações:
  • Cumprir com todas as ordens "legais" dos policias;
  • Cooperar com a abordagem e responder todas as perguntas dos policiais; 
Nossos direitos:
  • Obter a identificação do(s) policiais que estão te autuando, prendendo ou aprendendo seu veículo;
  • Saber o motivo de todas as autuações/prisões/apreensões e seus respectivos fundamentos legais;
  • determinar, se possível, um condutor para o veículo caso o mesmo esteja em dia com suas obrigações;
  • Saber para onde será conduzido seu veículo caso o mesmo seja apreendido;
  • Obter os dados para representação junto ao batalhão ou a corregedoria respectiva.
Dicas para a situação:

Esse procedimento é bem simples, basta não discutir e cumprir com tudo o que foi pedido, lembre-se que  o policial está ganhado seu salário para estar lá, já você está perdendo tempo, quanto mais discutir, mais vai demorar para a averiguação terminar e você ser liberado.

Busca de drogas e armas ilegais





Como vai ser:
Essa situação é bem mais complexa e vai variar muito conforme as ordens do comandante, e a situação vai desde dois policiais com uma viatura na curva da esquina até uma operação complexa e esquematizada com vários batedores, segurança reforçada e viaturas prontas para levar possíveis criminosos para a delegacia e correr atras de fugitivos e evasões;

Com quem você estará lidando:
Normalmente pode se ter um policial fazendo a triagem e enviando os suspeitos para as vagas ou pode ter um policial fazendo a triagem e ao conduzir o suspeito para a vaga ele mesmo da o prosseguimento à averiguação detalhada;
A situação é bem diferente nesse caso pois o policial está lindando com pessoas que, normalmente, não tem nada a perder, pode ter armas, drogas, presos procurados, ou seja, ele pode encontrar de tudo, com isso a situação é bem tensa, o policial é bem mais experiente e está pronto para encarar uma situação de perigo ou possível fuga, a cada minuto que passa a situação é mais perigosa por isso o policial procura resolver a situação o mais rápido possível.


O que o policial está pensando?:
O policial está sob pressão, não só pode como encontra todo dia, pessoas armadas, com drogas e violentas, por isso é comum o policial ver todo mundo como o pior bandido do mundo e conforme for passando a ocorrência ele vai vendo se o indivíduo for uma pessoa normal ele muda a postura se for perigoso ele toma as medidas necessárias para garantir sua segurança e a do individuo abordado.

O que o policial espera de mim?
  • Mantenha a calma e responda tudo o que lhe for perguntado, as primeiras perguntas parem "bobas" e repetitivas mas ele está buscando contradições em suas palavras para gerar nervosismo em você e confirmar as suspeitas dele, o principio é " quem não deve não precisa mentir", então, a primeira vista parece invasão de privacidade mas, tenha certeza, o policial não tem interesse nenhum na sua vida pessoal ele só quer gerar um leve inconforto em você, se você ficar muito nervoso só vai confirmar que deve algo, então mantenha a calma e responda tudo para mostrar que você não deve nada. então responda se for possível for, mil vezes: da onde vem, para onde vai, de quem é o carro, o nome da sua mãe, etc, com paciência e polidez, isso vai trazer confiança do policial em você.
  • O policial busca qualquer tipo de ilicitude portanto provavelmente vai pedir para revistar seu veículo e caso julgue necessário fará uma busca pessoal em você, se isso acontecer não fique nervoso nem se sinta ofendido, lembre-se que o policial está sob pressão e não pode ariscar ter uma pessoa sendo abordada armada ou pronta a fugir,
  • Responda as perguntas com calma, mesmo que ele se mostre agressivo ou repetitivo ele não está fazendo isso como um ataque pessoal é apenas uma estratégia para manter o controle da situação e obter as respostas necessárias caso o individuo seja perigoso;
  • O policial provavelmente estará com a sua arma em punhos, não se intimide, faz parte do procedimento, o policial só irar atirar com a arma se sua vida estiver em perigo, demonstrar medo da arma do policial só aumenta a certeza dele de que você está escondendo algo, então ignore a arma e atenda seus pedidos.
  • Afastar as pernas ajuda na busca pessoal, o policial procura armas ou drogas, eu sei que é desconfortável mas infelizmente resistir só irá piorar as coisas e aumentar a desconfiança do policial em você, colabore para que a revista termine o mais rápido possível;
  • Alguns policiais poder ficar ao seu redor, não se preocupe eles estão lá para garantir a segurança do policial que está com você e a sua segurança, procure apenas não sair do circulo que eles formarem com você.
  • Todos os atos dos policiais são para evitar possíveis desconfortos, então para que você continue sendo bem tratado nas abordagem, ou seja para que eles não se façam valer do uso progressivo da força, é bom seguir seus pedidos, mesmo que pareçam bobos, assim os policiais se sentem mais a vontade com você e você também fica mais a vontade na abordagem, os mais comuns são ficar de costas com a parede,(para evitar fuga) e ficar com as mãos para traz (para evitar um ataque repentino ou tentativa de desarmar o policial)
Nossas Obrigações:
  • Cumprir com todas as ordens "legais" dos policias;
  • Cooperar com a abordagem e responder todas as perguntas e solicitações dos policiais; 
  • Abrir o veiculo e qualquer compartimento que tiver acesso dentro do veículo ou em sua posse 
Nossos direitos:
  • Obter a identificação do(s) policiais que estão te autuando, prendendo ou aprendendo seu veículo;
  • Saber o motivo de todas as autuações/prisões/apreensões e seus respectivos fundamentos legais;
  • determinar, se possível, um condutor para o veículo caso o mesmo esteja em dia com suas obrigações;
  • Saber para onde será conduzido seu veículo caso o mesmo seja apreendido;
  • Obter os dados para representação junto ao batalhão ou a corregedoria respectiva.
  • Acompanhar a revista em seu veículo, mochila ou demais compartimentos em seu poder;
Dicas para a situação:
Muitas das coisas que o policial perguntar ou pedir você não é obrigado a fazer porem há muitas coisas que o policial pode fazer para buscar as informações que ele precisa que pode atrasar muito sua vida, como ir a delegacia ou esperar uma pequisa pelo radio mais demorada, ou esperar outra viatura vir dar apoio ou ate mesmo outra viatura ir buscar alguém, em fim, a melhor coisa a fazer é facilitar o serviço do policial respondendo todas as suas perguntas e abrindo todos os compartimentos que ele pedir, assim ele e libera rapidinho e você pode continuar vivendo sua vida




Busca de veículo ou pessoas em características semelhantes a da situação em questão

Uma das situações mais tensas é essa, o radio da policia avisa que alguém foi sequestrado, ou alguma coisa ou algum veículo foi roubado.
Nesse momento as informações são as que se tem no momento, a vitima pode tanto passar dados detalhados como informações esparsas, como: "um carro sedã preto sentido centro", por exemplo.
Nessa hora a situação é bem complicada, estatísticas mostram que veículos ou pessoas roubadas/sequestradas são mais facilmente recuperadas minutos após o delito portanto a ação da polícia nesse momento é extremamente intensa e, muitas da vezes, acabam abordando muitos dos que estão no caminho na procura do infrator que está se evadindo e as vezes até se ocultando como cidadão comum em meio a multidão.

Como vai ser:
Provavelmente você será abordado com muita energia e adrenalina, giroflex alto, sirene, farol alto, e gritos.
Calma não entre em panico, você, sendo um cidadão de bem, não sabe o que está acontecendo, e os policiais não vão fazer nenhuma loucura.

Com quem você estará lidando:
Muito provavelmente você estará lidando com policiais de especialidade como a ROTA por exemplo, eles são bem experientes, com adrenalina alta, e sem muita paciência, pois estão focados em resolver o crime e por isso não focam em explicações longas e conversas evasivas

O que o policial está pensando?:
Você foi abordado, e nessa situação você pode ser o infrator, pode estar armado e pronto para revidar portanto o policial tem minutos, as vezes segundos, para se convencer se e você ou não o bandido então tome cuidado, como eu disse anteriormente, ninguém vai atirar ou bater em você se você não iniciar a agressão, então busque calma e tranquilidade no fundo, e me meio aos gritos e luzes, responda e mostre tudo.



    O que o policial espera de mim?
    • Obedeça suas ordens, mesmo com os gritos faça movimentos devagar e deixe as mãos sempre a amostra.
    • O policial está buscando o perfil do bandido, então tomará atitudes e atos enérgicos para testar seu psicológico, quanto mais você ficar nervoso, evasivo, agressivo, ignorante, mais certeza de que é você o culpado, então entenda que esse é o trabalho dele, ele não está agindo assim por que quer, ele só tem alguns segundos para arrancar algum sinal de culpa de você;
    • Quanto mais você for solicito e cooperar, mais rápido a abordagem termina, 
    • Não faça movimentos bruscos, mantenha as mãos sempre a vista, responda com calma;
    • Não espere despedidas, agradecimentos ou desculpas, lembre-se de que a cabeça do policial está focada em encontrar o bandido no momento;
    • Esperem os policiais te liberarem ou falarem com você, muitas das vezes eles estão aguardando instruções via radio;
    • Caso os policiais deixem você lá e saiam correndo, (é comum) saia e vá embora naturalmente, nem sempre eles dispensam a pessoa, como disse o foco é o ladrão.
    Nossas Obrigações:
    • Cumprir com todas as ordens "legais" dos policias;
    • Cooperar com a abordagem e responder todas as perguntas dos policiais; 
    Nossos direitos:
    • Obter a identificação do(s) policiais que estão te autuando, prendendo ou aprendendo seu veículo;
    • Saber o motivo de todas as autuações/prisões/apreensões e seus respectivos fundamentos legais;
    • determinar, se possível, um condutor para o veículo caso o mesmo esteja em dia com suas obrigações;
    • Saber para onde será conduzido seu veículo caso o mesmo seja apreendido;
    • Obter os dados para representação junto ao batalhão ou a corregedoria respectiva

    Dicas finais para uma abordagem tranquila:


     Não discuta com o policial nem toque no policial. Não faça ameaças ou use palavras ofensivas.
    Não é crime andar sem documentos, mas recusar-se a se identificar é contravenção penal. Se estiver sem documento, forneça ao policial dados que auxiliem a sua identificação.
    Se for abordado você tem direito:
     De saber a identificação do policial;
     De ser revistado apenas por policiais do mesmo sexo que você;
     De acompanhar a revista de seu carro e pedir que uma pessoa que não seja policial a testemunhe;
     De ser preso apenas por ordem do juiz ou em flagrante;
    Em caso de prisão: de não falar nada além de sua identificação;  de avisar sua família e seu advogado;  de não ser algemado se não estiver sendo violento ou tentando fugir da abordagem.
    Se alguém policial desrespeitar os seus direitos, tente se lembrar e anotar o nome, a identificação e a aparência dele, o número da viatura em que ele estava e o nome das testemunhas que presenciaram o fato.
    Se for vítima de violência, tortura, extorsão, maltrato, discriminação ou humilhação praticados por policiais, procure a Corregedoria da Polícia Militar mais próxima de sua cidade.
    Se seu veículo for conduzido ao pátio do quartel
    Nessas ocasiões há uma fiscalização no que se refere ao cumprimento da lei seca e ainda à regularidade de documentos obrigatórios como o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e a CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
    Quando o veículo é recolhido ao pátio do Quartel, o proprietário pode reavê-lo através da apresentação dos seguintes documentos:
     Cópia do CPF e RG do proprietário juntamente com os originais;
     Cópia do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo);
     Cópia da CNH de quem conduzirá o veículo;
     Comprovante de endereço;
     Comprovante de pagamento da taxa de estadia do veículo no interior do Batalhão e do guincho.
    Porém, o veículo só será liberado mediante a presença do proprietário ou procuração com firma reconhecida. E em caso de extravio do auto de apreensão (documento que é entregue no momento da apreensão do veículo), é necessário registrar ocorrência na delegacia de Polícia Civil.






    Comentários