Guia de Auxilio para Ingressar nas Carreiras policiais e militares.
Se você está em dúvida qual carreira seguir ou por onde começar mostraremos aqui agora qual caminha percorrer.
Militar ou Policial
Primeiro vamos dividir as Carreiras em três:
- Militares
- Policiais
- Especiais
Caso você opte pela Militar pode depois mudar para a carreira policial mas caso opte pela carreira policial primeiro fica mais difícil de mudar para a militar posteriormente então essa primeira decisão.
Carreiras Militares
As carreiras militares no Brasil se dividem em 3, são elas:
- Exercito
- Marinha
- Aeronáutica
O Exército é responsável pelo treinamento, defesa e incursão em guerra especializado em meios terrestres, eu digo especializado porque ele dispõe de meios aéreos e marítimos também;
A Marinha é responsável pelo treinamento, defesa e incursão em guerra especializado em meios Marítimos;
A Aeronáutica é responsável pelo treinamento, defesa e incursão em guerra especializado em meios Aéreos.
A especialização da armada não significa que você, necessariamente, atuará nesse fim, todas elas detêm funções operacionais terrestres e marítimas independentes entre elas, médicas e administrativas também.
Observação: Eu só falarei de postos de Carreira, ficando excluídos os postos temporários.
Exército Brasileiro
Corpo das forças armadas do Exército Brasileiro é o mais amplo do país, você pode trabalhar desde um soldado combatente até um coronel estrategista de guerra, desde atirador de elite até comandante de artilharia de guerra, desde um administrador logístico até um medico de campo, em fim, vamos descrever as principais áreas
Armas quadros e serviços
- Infantaria (Quadro de combatentes);
- Departamento de Intendência (Área logística);
- Cavalaria ( Combate por meios de blindados e veículos de ataque);
- Artilharia ( Especializado em armas de alta potencia, bombas, canhões, etc);
- Engenharia (Especializado na construção de bases, pontes, e estruturas militares);
- Comunicações (Quadro de inteligencia voltado a prover comunicações e interceptar);
- Material bélico (Quadro logístico voltado apenas a esses materiais);
- Serviço de Saúde ( Área voltada para a saúde dos militares e socorro em situações de guerra.
Esses são os principais quadros de serviços do exercito, dentro deles você ainda pode encontrar uma gama de funções como por exemplo: Piloto, mergulhador, mecânico, professor, bibliotecário, etc. No exército o que não vai faltar e diversidade de funções.
Se você quer ser um militar mas ainda não sabe qual função quer desempenhar não se preocupe pois ao ingressar você receberá um treinamento inicial que é igual a todos e dentro dele terá a oportunidade de conhecer todas as áreas e funções disponíveis.
Carreiras no Exército
Para integrar o exército você primeiro tem que escolher qual carreira seguir, temos:
- Carreira de praças
- Carreira de oficiais;
- Carreira médica;
- Carreira temporária.
Carreira de Praças:
Praça é a função que exerce os militares de baixa patente, isso não é algo negativo, na verdade as funções/ tarefas, de praças e oficiais são distintas, por isso são divididas no inicio da carreira, há uma maneira de um praça de tornar um oficial, eu vou falar sobre isso mais para frente.
A função de praça no exército pode se iniciar por soldado ou por sargento.
Meios de integrar a carreira de Praça:
Serviço Militar obrigatório
Obrigatório a todos os homens com 17 anos para o ingresso no ano de aniversário de 18 anos.
O alistamento é obrigatório porem, atualmente, não há garantia de ser convocado, mesmo se pedir para entrar.
O serviço começa como soldado de 2ª classe, após o período obrigatório que varia "atualmente" de 6 meses há 1 ano você é promovido a soldado de 1ª classe e pode escolher seguir a carreira militar ou dar baixa e sair com o dever obrigatório cumprido.
Se você escolher continuar, continuará como soldado de 1ª classe com a oportunidade de ser promovido para cabo, para isso deve:
- Indicar a seu superior o interesse de ascender a cabo;
- Seu superior autorizar e indicar seu nome;
- Seu nome vai para uma lista, se aprovada irar fazer um concurso interno de cabo;
- Você terá uma prova intelectual e de aptidão física;
- Se aprovado na prova dentro do numero de vagas será enviado ao curso de cabo.
Se você não conseguir de primeira não se preocupe, haverá varias oportunidades.
2. Escola de Sargentos das Armas - ESA
Áreas
- Combatente;
- Aviação;
- Músicos;
- Logística;
- Escolaridade: É preciso ter concluído o Ensino Médio ou estar cursando o 3º ano do Ensino Médio.
Para ingressar não é preciso ter ensino superior
Idade entre 17 e 24 anos
Para entrar deve prestar concurso publicado todo ano e aplicado em todo o brasil
Ao ingressar você será aluno da escola de Sargentos, ao completar o curso você iniciará a carreira como praça na função de 3º Sargento.
Para crescer na carreira você pode ser promovido por tempo de serviço ou por merecimento ou pelos dois.
Cursos internos e conquistas como medalhas também ajudam na promoção.
Passando de 3º Sargento você segue até 1º sargento e por ultimo sub-tenente.
Como sargento você será hierarquicamente responsável por cabos e soldados, e subordinado a tenentes e capitães.
Meios de Integrar na carreira de Oficial:
3. Escola preparatória de de cadetes do exercito ESpCEx
- Escolaridade: É preciso ter concluído o Ensino Médio ou estar cursando o 3º ano do Ensino Médio.
Para ingressar não é preciso ter ensino superior
Idade entre 17 e 24 anos
Para entrar deve prestar concurso publicado todo ano e aplicado em todo o brasil
Você inicia refazendo o 2º e 3º ano do ensino médio na Academia da ESpCEx em
Campinas- SP na categoria de cadete. Ao se formar é encaminhado para a Academia militar das Agulhas Negras AMAN em Resende - RJ na categoria de aluno-oficial onde cursa mais 4 anos de extenso treinamento em período integral e regime de internato.
Ao se formar você sairá da academia como Aspirante à Oficial, é um posto especial que não configura nem o oficialato nem os praças. Neste posto você ficará durante o estágio probatório, desempenhará as funções de um 2º Tenente porem sem o prestígio e benefícios do cargo. Ao término de 2 anos se aprovado no estágio probatório, provando sem uma pessoa de valor, liderança, confiança e digno do oficialato você é promovido a 2º Tenente do Exército iniciando assim sua carreira nas forças armadas.
Ostentando o posto de 2º Tenente você comandará sub-tenentes, sargentos, cabos e soldados, comandará postos ou batalhões ou comandos, dependendo da situação. Será subordinado a um capitão e majores e coronéis.
A promoção é por tempo de serviço ou merecimento, para passar para capitão é necessários cursos e treinamentos especiais.
Majores e Coronéis São oficiais intermediários e Generais são oficiais superiores, para acalçar esses postos tão almejados são necessários anos de estudo e treinamento, porem o mais alto posto do exército é totalmente acessível ao recém formado aspirante devendo apenas se esforçar muito, estudar e manter sempre uma conduta social e profissional compatível com o cargo.
Instituto Militar de Engenharia IME
Escola de Engenharia de diversas especialidades que, alem de formar um engenheiro forma um oficial do exército brasileiro.
Para ingressar basta prestar o concurso que sai todo ano.
Ao se formar você ingressa o quadro de oficiais do exército com a devida especialização do curso e é obrigado a servir o serviço militar durante 7 anos (pode ser que mudou) antes de dar baixa sob pena de pagar pelos custos da escola (que são exorbitantes)
Marinha do Brasil
Também divididas em praças e oficiais a Marinha foca mais em pessoal técnico uma vez que o trabalho é focado em embarcações o que exige tal conhecimento.
Carreira de Praças
Serviço Militar Obrigatório:
As mesmas exigências do Exército para o ingresso a unica diferença é que você entra como Marinheiro caso você se aliste, no momento do alistamento obrigatório em um posto da marinha ou em uma junta militar caso seu endereço de residencia seja mais próximo a marinha.
Diferentemente do Exército o ingresso como Marinheiro para quem quiser entrar, também pode ser feito prestando concurso na Escola de Aprendizes-Marinheiros, ao final do curso forma-se como Marinheiro.
Após alcançar a função de Marinheiro você pode se graduar e alçar até a função de sub-oficial, mediante cursos e concursos internos.
Quadro Técnico de Praças da Armada (QTPA)
Para ingresso diretamente como Sargento da Marinha você precisa ter uma graduação técnica, como dito anteriormente a maioria das funções na Marinha é técnica, portanto para entrar nessa modalidade você precisa ter técnico ou licenciatura nos cursos exigidos no edital do concurso.
Carreira de Oficiais
Escola Naval
Para iniciar a carreira como oficial da Marinha esse é o caminho, diferente do exército que é obrigatório a passagem pelo colégio militar aqui na Marinha você pode prestar concurso direto para a escola naval. Isso não significa que será mais fácil pois concorrerá com alunos do Colégio Naval que estudam em tempo integral especialmente para esse fim.
Exigências:
- não ser casado(a) ou não ter constituído união estável e não ter filhos, assim permanecendo durante todo o período em que estiver sujeito aos regulamentos da Escola Naval;
- Ter 18 anos completos e menos de 23 no dia 1º de janeiro do ano da matrícula no curso de formação;
- Ter concluído o Ensino Médio;
- Ambos os Sexos;
Nos quatro primeiros anos, os alunos são aspirantes ao oficialato e ficam na instituição em regime de semi-internato, estudando de segunda a sexta, sendo liberados no final de semana. Ao final do Ciclo Escolar, prossegue-se a formação dos jovens, com o Ciclo Pós-Escolar, quando os Aspirantes passam à função de Guarda-Marinha. Esse Ciclo é ministrado fundamentalmente para o ensino profissional, com destaque para a aprendizagem prática e de instrução, conduzida em várias organizações militares e a bordo do Navio-Escola Brasil. Na viagem de instrução, toda teoria estudada ao longo dos anos é colocada em prática. Ao mesmo tempo, os aspirantes têm a chance de sentir a cultura geral do futuro Oficial conforme os Guardas-Marinhas conhecem vários países.
Colégio Naval
O Colégio Naval é a porta de entrada para aqueles que pretendem ser oficiais da Marinha do Brasil. Enquanto aluno, durante os três anos que estiver cursando, o estudante é considerado Praça Especial, tornando-se aspirante somente na Escola Naval (ensino superior). No quinto ano na Escola Naval, que compreende Estágio e Viagem de Instrução, torna-se Guarda-Marinha e no retorno ao Brasil passa a ocupar o posto de Segundo-Tenente.
A carreira de oficiais na Marinha compreende os seguintes postos: Segundo-Tenente, Primeiro-Tenente, Capitão-Tenente, Capitão de Corveta, Capitão de Fragata, Capitão de Mar e Guerra, Contra-Almirante, Vice-Almirante e Almirante de Esquadra.
A promoção pode ocorrer até o posto de Capitão de fragata por tempo se serviço e-ou merecimento e posteriormente até almirante de esquadra por merecimento.
Força Aérea Brasileira
Carreira de praças
Também divididas em praças e oficiais a Aeronáutica foca muito em pessoal técnico porem exige pessoal no no solo uma vez que diferente da marinha temos os hangares e oficinas que precisam de proteção e flogistica.
Serviço Militar Obrigatório:
As mesmas exigências do Exército, para o ingresso caso você se aliste no momento do alistamento obrigatório em um posto da Aeronáutica a ou em uma junta militar caso seu endereço de residencia seja mais próximo a aeronáutica.
Ao passar pelo período obrigatório o você é ascendido a soldado de 1ª classe, caso queira pode prosseguir na Aeronáutica iniciando sua carreira de praça da Força Aérea.
Posteriormente poderá prestar concurso para cabo da mesma forma que é no exército e seguir a carreira até o posto de suboficial.
Escola de especialistas da Aeronáltica EeAr
Ambos os Sexos
Entre 17 e 25 anos de idade
Concurso para Formação de Sargentos, ao finalizar o curso o aluno sai na função de 3º sargento com uma especialidade escolhida dentro do curso.
A promoção é feita por tempo de serviço e/ou merecimento, podendo chegar até o cargo de suboficial
Carreira de Oficiais
Escola preparatória de cadetes do Ar EPCAR
Igualmente a ESPCEX e o Colégio Naval a EPCAR é um colégio militar especializado em preparar os alunos a prova da AFA (Academia da Força Aérea) refazendo os 3 anos do ensino médio acrescentando a rotina militar em regime de internato.
Após a formação o aluno-oficial é conduzido a prova da AFA e, se aprovado, inicia-se o curso para oficial da Força Aérea.
Academia da Força Aérea AFA
Para ingresso na AFA não precisa necessariamente ter cursado a EPCAR porem tenha em mente que estará concorrendo contra eles que estudaram 3 anos de forma integral e exclusiva unicamente para esse fim.
Diferentemente da AMAN o curso da AFA é dividido em armas que são escolhidas no momento da inscrição para o concurso, entre eles você deverá escolher entre, Aviação, Intendência ou Infantaria.
O curso tem duração de 4 anos
Para idade entre 17 e 23 anos
Ao se formar na AFA você adquire o posto de Aspirante e fica em estágio probatório desempenhando suas futuras funções sob a supervisão do oficiais superiores. Ao ser aprovado receberá o posto de 2º tenente.
A promoção no cargo pode ocorrer por tempo se serviço e/ou merecimento até o posto de tenente-coronel e posteriormente até Tenente-Brigadeiro por merecimento.
Policiais
As carreiras policiais se dividem em:
Policiais Militares (Estaduais)
Policiais Civis (Estaduais)
Policiais Federais
Policiais Militares
As policias militares são administradas pelos seus respectivos estados, sendo subordinadas ao governador correspondente portanto cada estado é diferente e não dá para generalizar, porem como são muito parecidos algumas poisas podem mudar mas os parâmetros são quase iguais caso você tenha mais duvida basta pesquisar a policia do seu estado.
Para ingressar na policia militar exige uma série de exigências, elas não mudam muito em relação as forças armadas incluindo:
Exame intelectual (concurso público)
Exame físico
Exame médico
Exame psicológico
Avaliação de antecedentes e documentos
A remumereção das policias muda muito de um estado para outro aqui em são paulo o soldado de 2º classe recebe em torno de R$ 3.476,12 (ref, 2019)
Aqui em São Paulo, e na maioria dos outros estados, o ingresso à policia militar se divide de duas formas, a carreira de praças e a carreira de oficiais.
Carreira de Praças
A carreira de praças inicia-se pela escola de formação de soldados (ESSd) na capital de São Paulo ou em alguma escola espalhada pelo interior do estado. Ao ser aprovado no concurso público você recebe o titulo de Soldado 2ª Classe e é encaminhado ao curso. Se formando no curso a função muda para Soldado 1ª Classe e inicia-se a carreira de praça.
Nessa carreira pode-se ascender até o posto de cabo, devendo depois, obrigatoriamente, fazer a escola de sargentos da polícia militar os interessados a continuar subindo de posto. Ao se formar na escola de sargentos, novas atribuições são dadas ao novo 3º sargento.
A ultima graduação do praça é de subtenente, podendo em casos excepcionais o subtenente ascender ao posto do oficialato de 2º Tenente, mas isso em casos extremos de muito estudo e dedicação, aconselha-se se o policial realmente deseja alcançar o oficialato a prestar o concurso público para tal, pois quando se torna policial o prazo de idade para a academia de Oficiais se torna extinto podendo o policial prestar o concurso, quando aberto, a qualquer tempo.
Carreira de Oficiais
A carreira de Oficiais inicia-se por concurso público próprio, aqui em São Paulo é feita na Academia da Policia Militar do Barro Branco APMBB.
O concurso é valido para pessoas de ambos os sexos, nas idades entre 18 e 30 anos e para policiais de SP na ativa a qualquer tempo.
Ao passar no concurso você ingressa a academia como Aluno-Oficial, e dentro de 3 anos forma-se o Aspirante-a-Oficial entrando em estagio probatório.
ao encerrar o estagio o aspirante é promovido a 2º tenente iniciando sua carreira comandando ou auxiliando um setor ou companhia
O Policial que ingressa pelo Barro Branco pode alçar o posto de Coronel, o mais alto cargo da Policia Militar, ficando subordinado ao comando da Polícia Militar e ao governador autoridade máxima da Polícia Militar com auxilio do Secretário de segurança pública.
O crescimento na carreira consiste de tempo de serviço, merecimento e diversos cursos e especializações voltados a segurança publica.
O cargo de Coronel é cedido apenas pelo Governador do estado acompanhado de curso especializado que, aqui em São Paulo é o curso de Doutorado em ciências policiais de segurança e ordem publica aplicado pela Polícia Militar em parceria com universidades renomadas do estado.
Essa pratica visa promover ao mais alto nível de hierarquia apenas aqueles que receber o reconhecimento público de prestação de serviços relevantes a sociedade e a ordem pública pois o cargo ostenta grande mérito e valor em meio a sociedade.
O crescimento na carreira consiste de tempo de serviço, merecimento e diversos cursos e especializações voltados a segurança publica.
O cargo de Coronel é cedido apenas pelo Governador do estado acompanhado de curso especializado que, aqui em São Paulo é o curso de Doutorado em ciências policiais de segurança e ordem publica aplicado pela Polícia Militar em parceria com universidades renomadas do estado.
Essa pratica visa promover ao mais alto nível de hierarquia apenas aqueles que receber o reconhecimento público de prestação de serviços relevantes a sociedade e a ordem pública pois o cargo ostenta grande mérito e valor em meio a sociedade.
Policias Civís
As policias Civis são administradas pelos seus respectivos estados, sendo subordinadas ao governador correspondente portanto cada estado é diferente e não dá para generalizar, porem como são muito parecidos algumas poisas podem mudar mas os parâmetros são quase iguais caso você tenha mais duvida basta pesquisar a policia do seu estado.
As carreiras da policia civil são divididas por funções exercidas necessitando de se prestar um novo concurso caso sinta necessidade de mudar de função ou de posto.
As Funções mudam dependendo do Estado mas vou citar as principais com base na Policia Civil de SP, são elas:
Delegado
Escrivão
Investigador
Papiloscopista
Agente
Fotografo
Médico legista
Carcereiro (extinto)
Agente de telecomunicações
perito
auxiliar de necropsia
desenhista
Crescimento na carreira
O crescimento na Civil não é muito empolgante como nas forças militares, a visão da corporação não incentiva muito a meritocracia e a hierarquia, entenda eu não estou criticando apenas ressalto que se você quiser seguir em uma área da Polícia Civil, você dificilmente sairá de lugar, por exemplo se você for fotógrafo, não existe um chefe dos fotógrafos ou uma reunião de fotógrafos, só existe os crimes e os fotógrafos, caso você não se importe com isso, tudo bem.
A maioria dos cargos de chefia fica na responsabilidade dos Delegados, essa é a unica carreira que detêm mais poder e administração. Mas você receber uma responsabilidade maior por ser delegado, em nada vai mudar na sua matricula, apenas receberá mais responsabilidade, mais trabalho e um adicional salarial com base no nível/função definido.
Regime de trabalho
A polícia Civil, diferentemente da polícia Militar, é uma Polícia Judiciária, e não segue as mesmas regras, a polícia militar por sua vez segue regras e leis especiais para militares, assim como sua aposentadoria, horários, soldos (salários),benefícios, crimes militares, punições, etc. Por exemplo se um policial militar só mentir ele pode pagar pelo seu erro com pena de prisão, isso mesmo, prisão militar, já na polícia civil se um policial matar alguém em legitima defesa, ele responderá isso judicialmente, o resto de sua vida segue normal. ou seja as regras para as policias são bem diferentes
Promoção
As promoções são diferentes em cada estado, aqui em SP elas são apenas por tempo de serviço. As promoções seguem um sistema de letras e números, as letras são a classe e o numero é o nível.
Normalmente a mudança de numero (nível) chama ascensão e a mudança de letra (classe) chama-se promoção.
As promoções mudam somente o salário do policial, então você começa normalmente em uma classe C ou D e no nível 1, conforme for passando os anos o nível (número) vai subindo, ao chegar no numero máximo você entra na lista de espera para ser promovido a próxima Classe (letra) onde a mudança é mais considerável.
A lista de espera existe pois o estado não tem condições de promover todo mundo, se fosse assim metade dos policiais já seriam classe "A" ou "Classe Especial", por isso há um numero de vagas para cada classe, sua classe mudará por ordem de chegada na lista de espera, conforme os policiais das classes superiores vão aposentando ou falecendo ou subindo de classe você vai subindo também.
As Polícias Civis seguem a seguinte hierarquia:
- Governador
- Secretaria de Segurança Pública
- Comando da Policia Civil
- Delegacia
- Delegado Titular
- Delegados substitutos ou plantonistas
- Demais membros da delegacia, (escrivão, investigador, fotógrafo, etc)
Também tem as delegacias especiais como garra, coe, canil, etc... São subordinadas ao comando de operações especiais.
Policias Federais
A Constituição Federal prevê a criação e funcionamento da:
- Polícia Federal
- Polícia Rodoviária Federal
- Polícia Ferroviária Federal
A Instituição da Polícia Ferroviária Federal nunca saiu do papel e continua inexistente desde 1988, data de sua criação, até hoje (2020)
As instituições Federal e Rodoviária Federal são bem parecidas, seu modelo é baseado nos modelos de polícia americano.
Dotadas de melhores recursos, e subordinadas ao governo federal, as policias federais detêm os melhores equipamentos, viaturas, treinamento, salário, etc, existe até um projeto para fazer os uniformes delas impermeável.
A carreira
O ingresso é por meio de concurso público, elas são instituições diferentes e seguem regras e praticas diferentes porem a carreira é unica:
Polícia Federal
- Policial Federal
- Delegado Federal
- Agente Federal (administrativo)
Fora o cargo administrativo os demais exigem nível superior em qualquer área para policial e direito para Delegado
Os concursos para essas carreiras costumam demorar mais para sair, média de 4 anos
o concurso é um dos mais concorridos do país, sendo aprovado você vai:
PF: Para Brasilia/ DF
O curso de formação dura 850 horas (policial federal)
A função do policial federal é atuar nos interesses do governo federal, combater o trafico de drogas internacional, combater os crimes interestaduais, investigar os crimes de corrupção e os que envolvem o governo federal, Gerenciar e proteger os meios de acesso internacionais ao nosso pais como fronteiras e aeroportos.
Polícia Rodoviária Federal
- Policial Rodoviário Federal
- Delegado Rodoviário Federal
- Agente Rodoviário Federal (administrativo)
Fora o cargo administrativo os demais exigem nível superior em qualquer área para policial e direito para Delegado
Os concursos para essas carreiras costumam demorar mais para sair, média de 4 anos
PRF: para Florianópolis/SC
A função do PRF é garantir a segurança e o cumprimento das leis nas rodovias federais e de acesso estaduais no país, também cabe a PRF o combate de trafico de drogas nas rodovias, combate ao transporte de cargas ilegais ou contrabando.
Carreiras Especiais
As Carreiras Especiais não compreendem nem as Policias Militares Nem as Civis tampouco as forças armadas.
Essas Carreiras são muito difíceis de alcançar e seu prestígio é da mais alta relevância, suas funções são pouco conhecidas pela sociedade e de muito valor para nosso país se você quiser alcança-las prepare-se pois caminho, apesar de possível, não é fácil.
Agencia Brasileira de Inteligencia ABIN
A ABIN, é uma agencia secreta do governo federal, ela está subordinada ao ministério da defesa, passando longe do comando militar e do ministério da justiça como é o caso da Polícia Federal a ABIN, leva uma vida obscura e silenciosa, poucos brasileiros sequer sabe de sua existência.
Sua descrição é fundamental, a ABIN, trabalha com inteligencia e contra- espionagem, sua criação é recente e a maioria de seus primeiros funcionários foram retirados dos mais diversos setores das forças armadas e policiais, os melhores foram requisitados e fundaram essa agencia.
Se você está imaginando os filmes de espiões com a CIA dos Estados Unidos ou a KGB da Rússia, é mais ou menos isso mas sem toda aquela emoção, é um trabalho mais discreto e de investigação pois nosso país vive em paz e não tem grandes inimigos tecnológicos o que faz a verba desse setor ser pequena para investir em "super-espiões".
A carreira
O ingresso, por via de regra, é por meio de concurso público, porem a lei que trata dessa agencia é muito grande é parece que existe outros meios de ingresso que, para proteção nacional, não são divulgados.
As carreiras são:
Nível Superior:
- Oficial de Inteligência
- Oficial técnico de Inteligencia
- Grupo de informação
- Grupo de apoio
Nível médio:
- Agente de inteligência
- Agente técnico de Inteligência
As áreas técnicas exigem formação nos mais diversos setores existentes, eu já vi edital pedindo até para oceanógrafo e paleontólogo, mas as áreas principais são de engenharia e tecnologia.
As funções desempenhadas, os trabalhos executados o treinamento, e outras informações, tudo isso é muito vago e disperso, tanto em fontes confiáveis como o próprio site da ABIN (http://www.abin.gov.br/) como fontes externas, (quase não se fala disso na internet).
Força Nacional
A força Nacional de Segurança pública é uma Força especial criada para servir em interesses da Federação ou a pedido de algum estado (como foi pedido para a intervenção
no Rio de Janeiro).
A força nacional fica sediada em Brasilia e é subordinada diretamente ao ministério da justiça e ao presidente da republica
A carreira
Para integrar a força Nacional é preciso já compor algum corpo de defesa, militar policia ou forense, havendo interesse o militar ou policial deve declarar seu interesse a seus superiores e essa informação subir até o gabinete do ministro da justiça que, autoriza os ingressos.
A atuação
A Força nacional é uma força de elite destinada a defender e executar interesses da federação e, quando requisitado, oferecer apoio aos estados sendo a defesa, controle de distúrbios, e controle de rebeliões os pedidos mais comuns
A polêmica
A Força Nacional de Segurança sofre críticas e negativas de muitos especialistas da segurança pública e até mesmo integrantes das forças armadas e policiais.
A Força Nacional é uma força de caráter armada e militar que não se submete a nenhum comando militar ao contrario da ABIN, por exemplo,que se submete ao ministério da defesa que é administrada por ministros e secretários militares, por isso a sua administração fica na mão do ministro da justiça e segurança publica que por sua vez é nomeado pelo presidente que tem o poder de demitir o ministro quando quiser, então indiretamente essa força poderia receber ordens "diretas" do presidente da Republica, sem impedimentos legais e jurídicos de mais ninguém.
Essa polemica chegou no seu auge na administração da Ex-Presidente Dilma, mais precisamente, próximo a data do Impeachment, pois cogitava que ela relutaria pelo poder e usaria a Força Nacional como escudo armado para sua proteção pessoal.
Na vitória da nova eleição que colocou no poder um presidente militar da inativa e um vice coronel da inativa as especulações quanto a força nacional diminuam, pois cogitaram que, sendo o presidente e vice militares eles têm, mais influencia nas forças armadas do que na força nacional criada na era PT.
Comentários
Postar um comentário