Pode filmar uma abordagem policial?


Com o advento da internet, comunicação rápida e câmeras portáteis cada vez melhores os policiais estão se deparando com uma nova realidade, antes nunca vivida, a exposição e opinião publica.
E isso tem se tornado objeto de discussão e polemica em meio a sociedade, o que realmente está acontecendo será que é certo filmar? Se os policiais defendem a lei porque se incomodam tanto com as câmeras?


A função da polícia é paradoxal

 Nossa policia, é a representação do poder do estado sobre a sociedade, e ao mesmo tempo a constituição determina que todo poder emana do povo, ou seja o povo manda nos políticos que mandam na polícia que restringe o direito do próprio povo? 

Vamos entender isso direitinho, a polícia, principalmente a militar, anda de uniforme arrumadinho, bem barbeada, com as botas bem engraxadas, de forma polida e educada, essa é a regra pois elá é a "cara" do governo, ela é o "espelho" do trabalho do governador, que é a autoridade máxima das policias estaduais.

Até aqui podemos concluir que, (não deveria ser assim) as ações da polícia são pautadas em interesses políticos, pois nenhum governador (autoridade máxima) quer ter seu mandato marcado por ações agressivas, mortes, alta letalidade, em fim, esses fatos são negativos para a imagem do governo.

Contra isso, temos o crescimento da violência, trafico de drogas, assaltos entre outros. 
Então como ter uma polícia mais efetiva contra o aumento dos crimes com menos violência e morte sem gastar mais? Se eu soubesse essa resposta estaria rico, essa é a incógnita que rodeia todos os governos, o que mais os governadores querem é que a taxa de criminalidade diminua sem aumentar a taxa de letalidade das polícias.

Solução Paliativa

A polícia militar tem tido uma prática operacional que tem "resolvido" esse problema, em partes, que é o trabalho da sua imagem junto a sociedade.

Você já viu o slogan "Polícia Militar, você pode confiar"?
Pois é, a polícia começou a trabalhar sua imagem, não que isso seja uma coisa ruim, pelo contrario, é uma coisa necessária. 

Sempre que a população vê uma ação da polícia militar, as vezes, ela não sabe os motivos ou as técnicas operacionais que estão sendo empregadas, e normalmente, "inferem" uma, injusta agressão da parte da polícia, não sabem o que aconteceu antes e os motivos para os policiais estarem agindo com mais energia.

Para evitar esses constrangimentos as polícias vem empregando varias técnicas para zelar por sua imagem de "amiga" da sociedade, como policiais comunitários, bases em bairros, o desuso do cassetete pela PM comum, colete identificadores para ajuda, entre outros, sambem as abordagens são feitas com mais policiais a fim de imobilizar o meliante o mais rápido possível, com menos pessoas ao redor para ver, sempre dispersando as pessoas sempre conversando, evitando algemas, em fim, uma serie de ações executadas por parte das Polícias tem melhorado em muito sua imagem junto a sociedade.

A chegada das câmeras

A maioria dos policiais que estão na ativa não são da geração dos "smartphones"  são pessoas de idade entre 35-55 anos que, quando adolescentes usavam "orelhão" e/ou "Bip" para se comunicarem. Esse é a faixa de policiais que mais encontram dificuldades em "ser filmado".

Ao ser filmado um policial pensa: "-Porque estão me filmando?" Só se filma para mostrar para outras pessoas, ninguém filma para guardar e nunca mais olhar.
Mesmo se a intenção de quem estiver filmando for boa, o vídeo se dispersa fácil na internet, pode ser editado e cortado, ficando, na maioria das vezes, fora de contexto.
O pior é trabalhar para fazer o bem e ter seu ato de "herói" distorcido e visto como de "vilão". 

O caso está se tornando tão sério que alguns policiais estão "comprando" câmeras para também filmarem e confrontarem os videos filmados fora de contexto ou com comentários de viés contrários que possa os acusar posteriormente.

Por isso a filmagem apesar de ser permitida por lei deve ser feita apenas para necessidade, ou seja para produção de provas ou para resguardar seus direitos, o mais indicado é que se filme uma ação policial apenas quem vai usar o vídeo para esses fins.

Quero Filmar, como fazer?

Caso você queira, ou necessite, registrar uma ação policial é altamente recomendado seguir essas dicas aqui em baixo para evitar problemas:

1 – Não falar nada enquanto filma.
2 – Se possível, borrar o rosto do policial na edição do vídeo.
3 – Não cortar o vídeo para evitar que o conteúdo seja retirado de contexto (ou sofrer acusações de fazer isso).
Além desses cuidados, é preciso ter muita discrição, ninguém gosta de ser filmado e certas represálias ilegais estão se tornando comuns nesse tipo de situação (ameaças, conduções coercitivas, apreensão do celular/câmera e agressões). A liberdade de expressão é um direito fundamental, mas você não anda com um juiz sempre ao seu lado.
O policial pode requisitar, por lei, pessoas que estão no local para testemunharem na delegacia, de forma coercitiva (obrigado) e normalmente eles escolhem quem está filmando já que está produzindo uma prova em seu aparelho, assim fica melhor para o inquérito. Então se não quiser perder "horas" na delegacia evite filmar.
Deve ser ressaltado que o policial é um funcionário público! Logo, está sujeito à fiscalização da população. Caso esteja cometendo algum ato ilegal, deve ser filmado e o vídeo deve ser encaminhado à Corregedoria. Se tudo estiver conforme a lei, não existe dano à imagem.
Se você já viu auguem filmando um policial com intuito de manchar a honra dele, ou faltou alguém para filmar uma ilegalidade policial comente aqui.








Comentários