Muitos "concurseiros" novatos acham que ao passar na prova escrita já "estão dentro" que passaram pelo mais difícil e agora é só comemorar, mas infelizmente não é assim, tem uma série de erros "bobos" que candidatos cometem que custam sua reprovação no exame e consequentemente gera sua reprovação, hoje vamos falar, estatisticamente, o que mais tem reprovado candidatos em concursos militares e policiais.
As provas de concursos da área militar e policial são compostas de diversas fases, cada uma com sua devida importância e, como essas instituições são legalistas, o que futuramente passará para a vida do futuro militar, detalhes que as vezes parecem sem importância geram a reprovação automática do certame.
Reprovação em todas as fases
Algumas atitudes reprovam independente da fase que você está, apesar de parecer simples, acredite, muitos reprovam por esses motivos:
- Atraso; a maioria dos concursos pede para chegar com 1 hora de antecedência;
- Falta; Não há segunda chamada, faltou, salvo impedimento por força maior, perdeu.
- Mentira; Mentir em documentos ou palavras causa eliminação imediata;
Eu "esse escritor que vos escreve" já fui fazer uma prova para Polícia Militar de SP uma vez e o metro parou por queda de individuo na via, fiquei parado "preso" no vagão, e quase perdi a prova, entrei faltando 5 minutos subi 8 andares de escada correndo e cheguei suado e ofegante, o que me prejudicou na concentração e desempenho da prova. Então tente sempre prever o pior nesses dias, se for de carro não deixe na rua, chegue com mais de uma hora de antecedência.
Avaliação Intelectual (prova prática)
A prova prática, ou escrita, é a primeira avaliação aplicada ao candidato, ela reprova a maioria dos candidatos, muitos pensam que o concurso militar escrito é difícil, porem não é necessário ser o mais inteligente entre os inscritos para poder passar por essa fase. No final do edital sempre consta o conteúdo que será cobrado na prova, portanto você já tem um "norte", já tem uma direção, já sabe o que estudar, agora basta aprender esses assuntos e dominar a matéria. Uma dica muito boa é estudar com questões dos anos anteriores, na internet você encontra fácil as provas dos concursos anteriores.
Avaliação Física (TAF)
Muitos se enganam quando pensam que tem que ser "bombado" ou "enorme" como se vê muitos policiais nas ruas, você pode ser magro ou gordinho, (desde que esteja dentro da taxa de IMC "normal") o importante é cumprir com os exercícios, agora a "sacada", eles não querem que você faça um milhão de flexões, basta você fazer o "minimo" do jeito, certo. As pessoas tem dificuldade nessa parte pois, no colégio, ou na sua academia de musculação, nunca, ninguém falou que a posição de uma flexão estava errada, que não desceu o suficiente, ou que a barra é com a mão para frente, ou que o abdominal quem que passar pelo joelho, etc. É nesses detalhes que você tem que se atentar. Eu aconselho você assistir no Youtube videos de execuções de TAF, voltados para sua prova, tem diversos, Aqui para a PM de São Paulo eu indico o canal do Capitão Sossai, ele é somente o responsável pela aplicação do TAF da PM de São Paulo, ele, melhor do que ninguém, sabe a execução correta dos exercícios.
Exame médico
Apesar de, em outros concursos, esse requisito ser bem tranquilo em concursos militares tem que se tomar muita atenção, pois o Estado vai se tornar responsável por você, você terá estabilidade salarial, pensão em caso de morte ou invalidez, então o estado não quer treinar um policial para depois de 6 meses na rua descobrir uma doença e passar o resto da vida recebendo aposentadoria por invalidez no valor do salario. Então eu aconselho você imprimir as patologias que reprovam no concurso e levar para um medico fazer um check-up preventivo.
Os motivos de maior reprovação no Exame médico são:
- Carie
- Desvio de septo
- Pé chato
- IMC fora do normal
- Cerúmen
- Grau do óculos elevado
- Tatuagem irregular
- Cicatriz fora dos padrões
Para qualquer desses casos você precisa verificar no edital do seu concurso o nível do seu problema, por exemplo, cicatrizes grandes reprovam mas as pequenas não, em fim, procure médicos especializados nos concursos da PM, pelo menos aqui em São Paulo tem médicos próprios, indicados pelos cursinhos, que só tratam casos corretivos para o exame médico da PM.
Exame psicológico
Esse é a fase mais polemica, infelizmente não há tantas dicas para enfrentar essa fase, o exame, normalmente é dividido em duas fases: A entrevista coletiva e a entrevista Individual, No edital tem um check-list de inaptidões psicológicas, para você ser apto nessa fase você deve ter todos os requisitos pré estabelecidos nesse check list e não pode ter nenhuma patologia psicológica listada nele É aconselhado que se leve para um psicólogo especialista para um exame prévio, caso conste inapto em algum item faça um tratamento para ajustar seu perfil psicológico e ficar pronto para enfrentar essa fase.
Investigação Social
Ninguém quer morrer na praia, parece mentira mas muitas pessoas reprovam na ultima fase, aqui você precisar atentar em alguns detalhes que, as vezes, passam despercebidos:
- Não ter nome sujo
- Habilitação de motorista no minimo B (para SP)
- Não ter muitas multas de transito
- Não ter cometido crime ou ter sido preso (nem precisa falar)
- Não ter empresas no nome (se tiver feche ou passe para outro nome)
- E pelo amor de Deus, NÃO MENTIR, eles vão te dar uma lista com centenas de perguntas, documentos, profissional e pessoal, não precisa ter vergonha você só não pode mentir, se mentir eles descobrem, eles enviam uma equipe de policiais para regiões que você frequenta, empregos antigos e atuais, residencias antigas e atuais, namoradas ou esposas antigas e atuais, portanto não minta, não precisa se preocupar eles só não querem empregar na polícia um bandido ou traficante, problemas todo mundo tem, então fique tranquilo, se você for um cidadão de bem não tem nada o que temer.
Comentários
Postar um comentário